Vou tentar explicar os Conflitos Positivo e Negativo de Competência de maneira bem resumida e simples (no CPP eles estão no art. 114, inciso I).
Conflito Positivo:
O conflito positivo ocorre quando dois juízes (mas pode ser um juiz e um tribunal, dois tribunais, tribunais superiores etc.) se acham competente para julgar um caso. Por exemplo, um juiz federal (vinculado ao TRF3) e um juiz estadual (vinculado ao TJ-SP) se acham competentes para julgar o mesmo crime. É suscitado oo conflito de competência e quem decide qual o juiz competente para julgar o caso é o STJ (uma vez que os juízes fazem parte de tribunais diferentes - Constituição, art. 105, I, d).
Conflito Negativo:
O Promotor oferece a denúncia para um juiz criminal de Ribeirão Preto, mas o juiz se acha incompetente para julgar a causa, pois acha que a competência é do juiz de São Paulo e, portanto, remete os autos para o juiz de São Paulo.
O juiz de São Paulo, ao receber os autos, também se acha incompetente e acha que é o juiz de Ribeirão que tinha que julgar. É suscitado o conflito negativo de competência e quem decide qual o juiz competente é o Tribunal de Justiça de São Paulo (uma vez que ambos são vinculados à este tribunal).
Também podem suscitar o conflito de competência, além do juiz, qualquer uma das partes (quando o juiz se acha competente e também quando o juiz se acha incompetente).
Acho que ficou compreensível, mas eu nunca escrevi tanto "juiz" em tão pouco texto...
Escrito ouvindo: Escravo da Alegria (Vinícius de Moraes e Toquinho, Millenium)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comments:
Muito boa a explicação. Entendi muito facilmente. Nem precisei ler duas vezes!!!
Estão de parabéns, muito bem explicado.
Esta facil de compreender...rapido e pratico.
really, very easy.
Valeu, entendi perfeitamente.
Gostei do detalhe: "Escrito ouvindo: Escravo da Alegria (Vinícius de Moraes e Toquinho, Millenium)"... kkkk
Muito boa explicação.
Ficou ótimo, inclusive o senso de humor 😅
Nada pior que um advogado que passou pelo MOBRAL e depois pela Faculdade UNOPAR ou similares, além de pagarmos os honorários temos que pesquisar os temas para buscar um entendimento.
Quer diz que a pessoa pode ir presa ou precisa voltar no tribunal?
Postar um comentário