29.1.10

Dica para quem gosta de criminologia

Recomendo a todos os interessados dar uma passada no blog do Salo de Carvalho, professor da PUC/RS: AntiBlog de Criminologia.

Conheci ele pessoalmente faz algum tempo quando participei de uma pesquisa com a Direito GV que abordava o mesmo tema que a equipe da PUC (funçao da pena mínima) e fiquei com uma ótima impressao de todo o pessoal que trabalhava com ele, quando fomos visitá-los lá em Porto Alegre para apresentar resultados parciais.

Além dos posts, vale a pena fazer o download dos livros que ele distribui gratuitamente. To só esperando liberar o Antimanual de criminologia para lê-lo, já que em Barcelona nao tenho como comprar e quem leu me disse que vale a pena.

Ah, estou escrevendo este post durante uma aula de criminologia que me fez lembrar de um trecho de uma palestra do Salo, que vi na AASP, em que ele criticava o ensino da criminologia como algo puramente histórico e acrítico... meu deus, é a 20ª vez que assisto uma aula sobre escola positivista e escola clássica!

Escrito ouvindo: Lombroso, Beccaria, prevençao, certeza, pena etc..

P.s: teclado espanhol nao tem til, entao nao dá pra escrever "entao" ou "nao".

1 comments:

Ivana Lima Regis disse...

O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, vai responder ao vivo, às 18 horas do dia 16 de abril (sexta-feira), na TV Justiça, a perguntas enviadas para o YouTube. Mande perguntas em formato de texto ou vídeo por meio do Canal do STF no YouTube (www.youtube.com/stf). E não deixe de votar nas suas perguntas preferidas, inclusive as enviadas por outros internautas. As mais votadas serão respondidas pelo ministro Gilmar Mendes.