11.3.08

Salvem as árvores, mas desçam a lenha nos homens

Achei uma matéria bem interessante sobre a mentalidade da classe média brasileira:

42% das pessoas com renda superior a 5 salários aprovam tortura, diz pesquisa

O uso de tortura para obter informações de suspeitos é aprovado por 42% das pessoas com renda superior a cinco salários mínimos, aponta pesquisa realizada pela agência Nova S/B e publicada no jornal "O Globo" deste domingo. O índice fica em 19% para aqueles que ganham até um salário mínimo.

A pesquisa, realizada em parceria com o Ibope, traça um panorama dos valores do brasileiro. No geral da população, o levantamento aponta que 26% são favoráveis ao método e que, se fossem um policial no combate ao crime, torturariam suspeitos. Entre os que têm curso superior, 40% aprovam a tortura.

(...)

Em questões sobre meio ambiente e trânsito, as pessoas se definem como "progressistas", mas avaliam que o país é conservador, segundo a reportagem.

***

É difícil saber que tem tanta gente que pensa tão diferente de você, mas que tiveram as mesmas oportunidades, estudaram nos mesmo locais. Faz a gente pensar em qual dos lados está errado.

Eu só queria saber se eles continuariam pensando da mesma maneira depois de ler um estudo publicado pela ONU sobre as prisões brasileiras.


Escrito ouvindo: Giant Steps (John Coltrane, Giant Steps)

0 comments: